domingo, 1 de novembro de 2009

"COMPETÊNCIAS PARA A VIDA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO INTERNACIONAL?"

No dia 5 de Novembro de 2009, vai ter lugar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, uma conferência subordinada à temática: "Competências para a vida: o que dizem os estudos de avaliação internacional?".
Uma das temáticas que irá ser alvo de atenção prende-se com a Identificação de competências para que os indivíduos possam defrontar muitos dos desafios que vão encontrando ao longo da vida.
Sob a modalidade de workshop, "este encontro irá debruçar-se, em especial, sobre a literacia, isto é, sobre a capacidade que cada pessoa tem para ler e escrever, já que, nos dias que correm, o conhecimento, a capacidade de manuseamento da informação e a aquisição de aprendizagens são considerados elementos fulcrais para uma total integração e participação nas sociedades actuais" .
Assim sendo, serão apresentados e analisados dois estudos internacionais que evidenciam a forma como os países têm reconhecido essas competências-chave, sendo eles:
i) Internacional Adult Literacy Survey (IALS), cujos dados foram divulgados em 2000;
ii) Programme for the Internacional Assessment of Adult Competencies (PIAAC) - um estudo, actualmente em curso, dirigido à avaliação de competências da população adulta.

Sem comentários: