quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

REDE LOCAL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO NO 3º ENCONTRO NACIONAL DE CENTROS NOVAS OPORTUNIDADES

"Pelo terceiro ano consecutivo, a Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ) organiza um Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades que, juntará, no dia 14 de Dezembro, no Centro de Congressos de Lisboa (Antiga FIL - Junqueira), elementos das equipas técnico-pedagógicas dos aproximadamente 500 Centros Novas Oportunidades em funcionamento, avaliadores externos acreditados, peritos e especialistas nos domínios da educação e formação de adultos, bem como técnicos e representantes dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação.

Subordinado à temática "Voltar a estudar… continuar a aprender", este encontro assume-se como um espaço de discussão e de reflexão, constituído por três partes, tendo subjacente a intervenção dos Centros Novas Oportunidades na concretização das políticas de educação e formação sustentada nos objectivos e metas da Iniciativa Novas Oportunidades.
Na primeira parte é partilhada informação sobre alguns estudos de âmbito nacional e internacional em curso, centrados nas competências para a vida e na promoção da literacia familiar.

Na segunda parte deste encontro, é dado destaque, através de um único painel, às questões em torno da intervenção nos Centros Novas Oportunidades, através de comunicações a proferir por representantes de Centros Novas Oportunidades assegurados por entidades de diferentes tipologias. Desta forma, serão partilhadas algumas metodologias adoptadas localmente para resposta a questões concretas, tais como a constituição de uma rede local de educação e formação em Vila Nova de Famalicão; a adopção, pelos Centros Novas Oportunidades pertencentes ao Instituto do Emprego e Formação Profissional, de uma metodologia de "espera activa" ao dispor dos formandos inscritos para um percurso de qualificação; e a criação de redes promotoras de aprendizagem ao longo da vida, mediante a valorização das certificações parciais, desenvolvidas pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3.º ciclo do Ensino Básico de Caldas das Taipas.
Deste painel fará ainda parte uma intervenção através da qual será focado o papel central dos avaliadores externos no cumprimento da missão dos Centros Novas Oportunidades e na certificação das aprendizagens adquiridas em diversos contextos (formais, não formais e informais, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida).

Na terceira e última parte, Maria do Carmo Gomes, Vice-Presidente da ANQ, trará à discussão o balanço do trabalho efectuado pelos Centros Novas Oportunidades ao longo de 2009, assim como os novos desafios para 2010"

Fonte: www.anq.gov.pt

Sem comentários: