quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
VIDA EM LINHA DE ALEXANDRE DIAS DA SILVA
Esta cerimónia contou com a presença da Dra. Ana Teixeira, representante da Agência Nacional para a Qualificação, do Dr. Amadeu Dinis, Director do Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional CIOR e da Dra. Ana Catarina Silva, Profissional da respectiva entidade.
Após uma breve apresentação dos convidados, onde se enfatizou o orgulho e a satisfação pela concretização deste projecto, o autor do livro fez uma intervenção, cheia de emoção, perante os seus familiares, colaboradores da empresa e os inúmeros amigos que fizeram questão de focar o exemplo e a influência do autor nas suas vidas.
Alexandre Dias da Silva abraçou a oportunidade que teve ao frequentar o processo de RVCC de nível básico no Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional CIOR, tendo concretizado um sonho que outrora ficou adiado. O seu envolvimento nesta iniciativa constituiu, não só um factor importante para a sua valorização pessoal, como também serviu de incentivo aos seus colaboradores que, com ele, embarcaram na aventura de aumentarem as suas qualificações escolares.
Ao longo do processo de RVCC, o formando Alexandre Dias da Silva construiu um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, tendo o mesmo sido, posteriormente, publicado em livro com o nome: Vida em Linha, que retrata a sua história e as aprendizagens e competências que desenvolveu ao longo da sua vida.
Ana Catarina, Profissional de RVCC
sábado, 4 de dezembro de 2010
O CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES DA ESCOLA PROFISSIONAL CIOR ESTÁ MAIS PERTO DE SI!
A partir de Janeiro todo processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível Báico, Secundário e Profissional será desenvolvido nas instalações da sua Junta de Freguesia. Conforme o mapa apresentado, encontramo-nos a intervir nas respectivas Juntas de Freguesia. Não perca esta oportunidade!
terça-feira, 19 de outubro de 2010
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
BOAS FÉRIAS!!!
quarta-feira, 14 de julho de 2010
PARTILHAR PARA INOVAR
A conclusão que se chegou é que há uma grande disparidade na actuação dos Centros Novas Oportunidades a vários níveis: forma como a equipa está organizada quer a nível de número de formadores, quer ao nível de horas que cada formador tem de trabalho semanal; tipo de metodologia usada; dinâmicas e estratégias que são muito dispares.
DE FORMADORA A PROFESSORA...
O formador não ensina, orienta; o adulto não aprende, recorda e atribui significado aos saberes que possui. Apoia e ajuda o adulto a reconhecer que os diversos contextos e experiências pelas quais passou lhe proporcionam o desenvolvimento de competências e o acesso a saberes que têm de ser validados e, depois, certificados.
Como é que isso se torna possível? Torna-se possível quando orientamos, lemos ‘n’ versões do PRA, quando atendemos um adulto individualmente, quando em casa ou noutro local comunicamos através da internet, enviando sugestões/propostas de trabalho, e quando, com orgulho do percurso realizado, participamos na sessão de júri de validação. Quando se chega a esta fase, fica a sensação de dever cumprido.
A meu ver, e resultado daquilo que já experienciei até ao momento, os formadores dos CNO assumem um papel de enorme responsabilidade e um compromisso pessoal com cada adulto que acompanham. Por isso, muitos de nós chegam ao final esgotados, mas com a satisfação de ter visto rostos a sorrir e olhos a brilhar...
O QUE A VIDA ENSINA, TAMBÉM CONTA!
CERIMÓNIA CONCELHIA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS DE V.N.F
O Centro Novas Oportunidades da CIOR continua a trabalhar para a qualidade da certificação, a satisfação e envolvimento de cada vez mais adultos. Uns pela primeira vez, numa oportunidade de retomarem os seus percursos escolares e formativos, que pelas mais diversas razões foram adiados; outros para continuarem o esforço e se aventurarem em novas e superiores qualificações, escolares e profissionais. Não é fácil este retorno à escrita, esquecida e adormecida ao longo de muitos anos, mas será certamente recompensado e reconhecido, pela família, sociedade, entidades empregadoras, e de grande contributo para o engrandecimento pessoal.