terça-feira, 12 de julho de 2011

CURTAS

O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado dinamizou, no dia 18 de Junho, no Parque da Ribeira de Joane, em Vila Nova de Famalicão, o I Festival de Formação, Arte e Cultural, que teve como objectivo informar os visitantes sobre as diferentes modalidades de educação e formação de adultos, das quais se destacaram os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC). Para o efeito, este festival integrou a audição de testemunhos de formandos certificados pelos processos de RVCC que tenham concluído cursos EFA, assim como o contacto com entidades e associações de carácter cultural

A Comissão Europeia criou recentemente um portal electrónico (http://ec.europa.eu/eqf/home_en.htm) dedicado ao Quadro Europeu de Qualificações (EQF). Oferece um referencial comum de grande utilidade para comparar sistemas, quadros e níveis de qualificação de escala nacional. Serve, ainda, de instrumento de tradução, ao tornar as qualificações dos diferentes sistemas e países da Europa mais inteligíveis e compreensíveis, promovendo a aprendizagem ao longo e através da vida, bem como a mobilidade dos cidadãos europeus para estudar ou para trabalhar além fronteiras. A caderneta individual de competências já se encontra disponível desde o dia 25 de Maio, no endereço http://www.cadernetadecompetencias.gov.pt. A partir de agora todos os cidadãos, entidades formadoras, Centros Novas Oportunidades e entidades empregadoras poderão aceder aos conteúdos disponibilizados na caderneta, mediante registo ou através da utilização do cartão do cidadão. Esta caderneta, cujo modelo e conteúdo foi aprovado através da Portaria nº 475/2010, de 8 de Julho, possibilita o registo de todas as competências (unidades de competência ou de formação integradas no Catálogo Nacional de Qualificações ou outras acções de formação não integradas no Catálogo) que o seu titular obteve ou desenvolveu ao longo da vida.

Sugestão


...todos os sítios são bons para ler!


Novas Oportunidades a Ler+ é um projecto recentemente criado com o objectivo de apoiar o desenvolvimento do gosto pela leitura, junto do público adulto dos Centros Novas Oportunidades.

“(...) Têm um milhão de coisas que podem fazer com as vidas, que não isto (Twitter). Vão à biblioteca e leiam um livro (...)"

Alex Ferguson - Treinador do Manchester United.


Pensamento

“O percurso de vida significa um percurso de aprendizagem, que permite ultrapassar fronteiras e descobrir novos horizontes tanto interiormente como exteriormente (…)”.

Paulo Freire

Sem comentários: