Centro Novas Oportunidades da Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, CRL – Escola Profissional CIOR recebe parceiros europeus
No âmbito do Projecto SKills, Seminars on the Recognition of Informally Acquired Key Competences, o Centro Novas Oportunidades da Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, CRL - Escola Profissional CIOR teve a honra de receber, no dia 30 de Maio, nas suas instalações, os parceiros dos países envolvidos (Polónia, França, Alemanha e Holanda).
Esta visita tinha como intuito promover a partilha de práticas entre os participantes, tendo o Centro Novas Oportunidades da CIOR efectuado um breve enquadramento da natureza desta estrutura de Educação e Formação de Adultos, explicando, ainda, a dinâmica de funcionamento do mesmo (intervenientes, metodologias, etapas, materiais pedagógicos, entre outros).
Como principais interlocutores destacaram-se a profissional de RVCC, Maria João Händel e a formadora de Linguagem e Comunicação e de Língua estrangeira, Paula Santos, que dinamizaram toda a sessão de apresentação.
Os participantes puderam também presenciar, na “primeira pessoa”, o trabalho desenvolvido no Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional CIOR, através do testemunho do Sr. Laurentino, um adulto certificado com o Nível Secundário, que dialogou com os presentes em inglês, comprovando as competências adquiridas ao longo da sua vida na área de Cultura, Língua e Comunicação (língua estrangeira).
A visita ficou também marcada pelo “feedback” positivo dos participantes no projecto ao consultarem a qualidade dos portefólios de outros adultos que frequentaram o Centro Novas Oportunidades, tendo tido a oportunidade de enriquecer ainda mais este momento de trabalho/reflexão, colocando questões de diversa natureza.
Esta visita tornou claro a riqueza de experiências e práticas nos diferentes países participantes, sendo de constatar que entre eles, aquele que mais se aproxima da nossa prática é o modelo Francês. No entanto, estas oportunidades permitem fazer uma reflexão que podem determinar os pontos frágeis e fortes dos vários modelos, permitindo o repensar e consequente reestruturação de práticas.
Joana Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário