domingo, 29 de março de 2009

INTERACÇÃO, COOPERAÇÃO E PARTILHA

No âmbito do convite formulado pela Equipa Novas Oportunidades da DREN (ENOp), o Centro Novas Oportunidades da Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, CRL - Escola Profissional Cior participou num painel de partilha de práticas relativas ao processo de RVC, no âmbito do Encontro de Centros Novas Oportunidades denominado: “Interacção, Cooperação e Partilha, o qual teve lugar no dia 17 de Fevereiro, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.
Com o objectivo de aproximar organizações, pessoas, pensamentos e práticas este espaço assumiu-se como um momento de interacção, cooperação e partilha de experiências entre os vários Centros Novas Oportunidades que operam na região do Vale do Ave.
A abertura do Encontro foi da responsabilidade da Coordenadora da ENOp, Olívia Santos Silva, seguindo-se posteriormente, um conjunto de painéis de trabalho que contaram com a intervenção de representantes de Centros novas Oportunidades.
No primeiro painel: “Antes e depois do encaminhamento: estratégias, instrumentos, (im)possibilidades, dificuldades” contou com os testemunhos dos Centros Novas Oportunidades da Associação Empresarial do Baixo Ave e a Escola Secundária Tomaz Pelayo.
No segundo painel: “Processo de RVC: estratégias, instrumentos, envolvimento, resultados” interviram os Centros Novas Oportunidades da Associação Empresarial de Fafe Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto e a Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, CRL- Escola Profissional Cior. No terceiro painel: Júri de Validação: concepção, organização, participação contou com a presença da Escola Secundaria de Vizela e da Escola Secundária de Caldas das Taipas. Durante a parte da tarde decorreu um momento de reflexão intitulado: “Espaços em branco” durante o qual os vários centros reflectiram sobre um artigo, recentemente publicado em torno dos Centros Novas Oportunidades, intitulado: “Opinião faz o aluno”.
Este encontro constituiu mais um momento de partilha de saberes, práticas e anseios entre os Centros Novas Oportunidades do Vale do Ave.

Joana Costa
Coordenadora

Sem comentários: