domingo, 29 de março de 2009

RVCC PROFISSIONAL - TÉCNICO(A) DE ACÇÃO EDUCATIVA



RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS UM NOVO DESAFIO, UMA NOVA INTERVENÇÃO


Se até então a actividade dos Centros Novas Oportunidades centrava-se no desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências escolares, recentemente alguns CNO foram autorizados pela ANQ para implementarem o dispositivo RVCC para a vertente profissional com objectivo de contribuir para o aumento dos níveis de qualificação formal da população activa, bem como constituir uma segunda oportunidade de formação para aqueles que não frequentaram ou abandonaram precocemente os sistemas de educação e formação.
Este novo dispositivo de educação e formação foi integrado na iniciativa “Novas Oportunidades”, passando a constituir uma resposta simultânea às necessidades de dupla certificação - escolar e profissional - dos adultos empregados e desempregados.
O dispositivo RVCC profissional encontrava-se apenas disponível em 16 profissões e em 43 Centros de Formação Profissional da rede do IEFP. Todavia, a sua oferta foi generalizada a outras saídas profissionais contempladas no Catálogo Nacional de Qualificações e a funcionar na rede de Centros Novas Oportunidades.
Neste sentido, o Centro Novas Oportunidades da Cooperativa de Ensino de vila Nova de Famalicão, CRL- Escola Profissional Cior foi uma das entidades que obteve a autorização para a implementação do RVCC Profissional. Assim sendo, mais uma vez, deparamo-nos com novo desafio - certificar competências profissionais na área de educação e formação: serviços de apoio a crianças e jovens, mais precisamente na saída profissional de técnico de acção educativa com equivalência escolar ao 12º ano de escolaridade.
Ao longo de um conjunto de sessões, individuais e/ou colectivas e com o apoio de técnicos e formadores, da área profissional e escolar, proceder-se-á à identificação e reconhecimento das respectivas competências, como na recolha de evidências que as comprovem. A certificação final implica que os candidatos possuam todas as competências correspondentes ao curso de formação profissional e escolar.

Sem comentários: