sexta-feira, 10 de abril de 2009

A NOSSA CAMINHADA...

"Aprender significa entrar em contacto com um mundo do qual não se tem a menor ideia. É preciso ser humilde para aprender.
A cada momento de nossa existência, temos que escolher entre um caminho e outro.
Quando me falaram das novas oportunidades, fiquei feliz porque era a oportunidade de ver concretizado um objectivo a que me tinha proposto fazer, e não tinha conseguido anteriormente por motivos de saúde.
Foi com muito entusiasmo que vim fazer o 12º ano pelo processo R.V.C.C.
Não foi fácil, porque tive que trabalhar muito, muitas vezes, pensei em desistir, porque as dificuldades eram muitas. Mas com muito empenho, e vontade de vencer, pouco a pouco fui ultrapassando as dificuldades. Hoje sinto-me realizada, porque consegui alcançar um objectivo a que me tinha proposto.
Olhando para trás, verifico que valeu a pena o esforço.
A alegria que sinto por ter vencido esta luta, na tentativa e no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita".

Lurdes Santos
Adulta certificada com 12ª ano

"A procura do saber e a sede de sabedoria conduziu-me até ao caminho do processo R.V.C.C.
O saber é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser atingido.
Com a minha história pessoal e com uma meta a atingir, abracei o projecto e segui em frente. Respondi activamente aos desafios proposto pelo processo R.V.C.C., trabalhando neles com muito empenho e determinação para conseguir chegar à meta com êxito.
Propus um desafio a mim própria.
Pelo caminho encontrei algumas barreiras e obstáculos. Com confiança os ultrapassei, sempre com a vontade de chegar ao fim. Não caminhava sozinha… outros companheiros faziam a mesma caminhada e com a mesma vontade.
Concluído o desafio, é com grande satisfação e alegria que vejo o fruto do resultado atingido.
O bom e o fácil raramente andam juntos".
Assunção Rodrigues
Adulta certificada com 12º ano

"A qualificação da população portuguesa tem sido, desde sempre, um dos principais factores do atraso de Portugal em relação aos países desenvolvidos. Com a entrada em vigor, em 2005, da Iniciativa Novas Oportunidades, Portugal começou a dar os primeiros passos no sentido da convergência com os restantes países da União Europeia (UE).
Para além de aumentar a qualificação dos portugueses, a Iniciativa Novas Oportunidades veio igualmente reconhecer as competências daqueles que, por uma razão ou por outra, não tiveram a possibilidade de prosseguir estudos no passado e que muito cedo entraram no mercado de trabalho, validando e certificando, desta forma, a experiência que foi sendo adquirida ao longo de uma vida.
A importância central da qualificação para o crescimento económico e para a promoção da coesão social está hoje amplamente demonstrada por diversos indicadores publicados por várias organizações internacionais", pode ler-se na mensagem oficial do Primeiro - Ministro, José Sócrates, alojada no sítio oficial da Iniciativa Novas Oportunidades.
Desta forma se percebe a importância fulcral e o impacto que esta iniciativa já está a ter e terá, ainda mais no futuro, na sociedade portuguesa, tanto ao nível social, educacional, bem como ao nível económico.
Só em 2007, ano em que a iniciativa foi alargada ao nível secundário, inscreveram-se nos Centros de Novas Oportunidades, espalhados por todo o país, mais de 140 mil adultos. Desde então, esse número tem aumentado e hoje, são já muitos, aqueles que concluíram o 9º ano de escolaridade ou até mesmo o 12º, meta esta que acabo de alcançar, e dentro em breve quem sabe até mesmo o ingresso no ensino superior, pois esse é actualmente o meu objectivo. Isto não seria possível sem a ajuda de todas as formadoras com as quais tive a felicidade de me cruzar neste percurso no centro da CIOR. A todas elas agradeço toda a dedicação demonstrada, assim como à Iniciativa Novas Oportunidades, pois reconheço toda a sua importância no meu contínuo rumo na vida.
Grato por todo o empenho, o meu muito obrigado a todos os que constituem o Centro Novas Oportunidades da CIOR, e aqueles que fizeram parte do Grupo 4/2007".
Diamantino Ribeiro
Adulto certificado com 12º ano

"Durante as nossas vidas, surgem oportunidades únicas de realizarmos os nossos sonhos e projectos. Devemos agarrar essas oportunidades de ouro. Eu também agarrei a oportunidade de concluir o ensino secundário.
Ao tomar conhecimento do programa Novas Oportunidades, inscrevi-me no Centro Novas Oportunidades da CIOR, e iniciei o meu processo de RVCC. Foi um longo caminho que percorri, no qual me orgulho muito de ter conseguido chegar ao fim. Consegui demonstrar as minhas competências, melhorei a minha aprendizagem e, sobretudo, fez-me sentir com mais potencial e valorizado.
Em todos os temas que desenvolvi, relatei a minha experiência de vida e expus a minha opinião pessoal. Foi uma forma de aprender, investigar, ou seja, enriquecer os meus conhecimentos. Estamos sempre a aprender algo de novo.
Tive algumas dificuldades, ao longo do processo, principalmente em conciliar a vida particular, profissional com as actividades do centro, mas penso que seja normal.
O processo de RVCC não é um processo fácil. Tal como todos os desafios que existem na vida têm que ter um grau de dificuldade. Ora o processo de RVCC Secundário está longe de ser um processo fácil, é complexo, pois aparecem vários obstáculos para que cada adulto consiga através da sua experiência de vida e com autoformação ultrapassar cada um deles com afinco, trabalho, organização e dedicação só assim este processo é credível, só deste modo o nosso diploma é válido e respeitado.
Durante o processo, existem momentos em que nos sentimos um pouco perdidos e com vontade de desistir, mas acreditem, olhem para o lado e irão reparar que têm sempre apoio das formadoras que nos ajudam muito, dando-nos orientações para alcançarmos o rumo certo.
No final do processo, o que ficou escrito é praticamente " O livro da minha vida" que nunca pensei que iria escrever um dia.
Não ficarei por aqui, o futuro está à minha frente e ao encontro dele caminharei.
Para terminar o meu testemunho, quero agradecer pela simpatia, dedicação, preocupação e amizade às formadoras: Dra. Susana Meireles (CP e CLC), Dra. Rosário Rodrigues (STC), Dra. Paula Santos (LE) e à profissional de RVCC: Dra. Fernanda David, que me apoiaram, durante todo o tempo, no processo.
Foram estas pessoas que estiveram envolvidas na orientação do meu processo para que fosse possível realizar o meu maior sonho".

Lembrem-se, aprender compensa!
Obrigado a todos

Mário Ferreira
Adulto certificado com 12º ano

"O Processo de Reconheciemnto, Validação e Certificação de Competências foi um desafio para mim e, cada objectivo indicado tentei ultrapassar com êxito.
Este trabalho foi uma análise e uma introspecção do que a minha vida foi, é, e poderá vir a ser. Apesar de ter consciência de que este é um processo diferente, considero-o atractivo e promotor de uma autonomia de autocrítica e de igualdade de oportunidades, que no futuro me permitirá triunfar num mundo global e exigente.
Para mim, foi uma experiência gratificante que nunca esquecerei. Posso também afirmar que o trabalho que desenvolvi constitui apenas o início de um caminho que pretendo continuar a percorrer.
A todos os que me acompanharam neste percurso um bem-haja".

Carla Torrinha
Adulta certificada com 12º ano

Sem comentários: