sábado, 8 de janeiro de 2011

I ENCONTRO DE TÉCNICOS DE DIAGNÓSTICO E ENCAMINHAMENTO DOS CNO DO VALE DO AVE



No dia 9 de Novembro, decorreu na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, o I Encontro de Técnicos de Diagnóstico e Encaminhamento dos Centros Novas Oportunidades do Vale do Ave.

O objectivo deste encontro foi promover um espaço informal de conhecimento e partilha de práticas e experiências dos Técnicos de Diagnóstico e Encaminhamento (TDE) que integram os CNO do concelho de Vila Nova de Famalicão aos restantes técnicos que integram os CNO da região do Vale do Ave.

A ideia do encontro surgiu na sequência de uma iniciativa lançada pela rede dos CNO do nosso concelho, denominada Fórum Partilhar para Inovar. Esta actividade decorreu durante os meses de Março e Junho de 2010 e assentou na partilha, no conhecimento, no debate, na análise e na reflexão das práticas de trabalho de cada CNO, bem como contribuiu para um melhor conhecimento e estreitar de relações entre os diferentes elementos das equipas técnico-pedagógicas que integram os restantes CNO de Vila Nova de Famalicão.

Neste âmbito, a equipa de TDE reuniu no dia 23 de Março e, deste primeiro encontro, surgiram avaliações muito positivas, quer pela abordagem aos instrumentos e metodologias de trabalho, quer pela partilha de casos práticos e dificuldades inerentes ao nosso trabalho, mas, essencialmente, pela criação de uma plataforma com todas as ofertas formativas do concelho e arredores, que permite aos técnicos o conhecimento da oferta formativa que se estende para além da sua área territorial de intervenção.

Desde a primeira reunião, os TDE consideraram pertinente realizar estes encontros com maior regularidade. Assim, desde Março, até hoje, já se realizaram mais dois encontros que têm tido um feedback positivo pela importância dos assuntos abordados.

Fundamentalmente, e no que respeita ao I Encontro de Técnicos de Diagnóstico e Encaminhamento do Vale do Ave, este teve como finalidade mostrar aos restantes centros da região do Vale do Ave, a importância de um trabalho partilhado, através do qual se fomentam boas relações e espaços de partilha de boas práticas.

No final do encontro, os presentes revelaram-se satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelos centros de Vila Nova de Famalicão, tendo revelado de forma entusiástica a necessidade de implementarem no concelho de Guimarães uma iniciativa similar.

Este trabalho em rede é sempre realizado a pensar nos interesses, expectativas e necessidades dos adultos, que procuram os Centros Novas Oportunidades. É por eles e para eles que assenta o nosso esforço e a nossa vontade em promover estratégias cada vez mais eficazes de interacção e cooperação entre os centros, de forma a dar-lhes uma resposta rápida e adequada às suas necessidades e expectativas.

Catarina Alves, Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento

Sem comentários: