sábado, 8 de janeiro de 2011

RVCC PROFISSIONAL -PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS

O Centro Novas Oportunidades da Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão - Escola Profissional CIOR tem vindo a desenvolver, desde o início de 2009, processos de RVCC profissional, na área de Técnico de Acção Educativa. Desde então, e mais precisamente este ano, surgiram outras entidades, a nível Nacional, que foram autorizadas a implementar a referida oferta formativa.

Fruto do trabalho desenvolvido neste âmbito, temos vindo a ser contactados por várias entidades que solicitam o nosso apoio, no terreno, na operacionalização desta oferta formativa.

Assim, tivemos oportunidade de receber nas nossas instalações, durante este ano civil, técnicos de três CNO: Centro Novas Oportunidades da Associação para desenvolvimento integrado do Vale do Ave - Sol do Ave, sediado no concelho de Guimarães; Centro Novas Oportunidades da Coopetape - Cooperativa de Ensino, CRL, sediado em Valença; e Caminha e o Centro Novas Oportunidades do Profisousa -Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa, sediado em Paços de Ferreira.

Em momentos distintos, tivemos oportunidade de partilhar a nossa prática, neste domínio, dando a conhecer todo o percurso que o adulto percorre ao longo de um processo de RVCC profissional até obter uma qualificação profissional. Neste sentido, foi feita uma abordagem holística do processo, tendo-se explicado a forma como está implementado no nosso CNO, como se encontra estruturado, as metodologias e os instrumentos utilizados, entre outros.

Da mesma forma, fizemos referência a algumas dificuldades com as quais nos fomos deparando ao longo do tempo, tais como a falta de informação, por parte da tutela, no que respeita a algumas situações atípicas.

A partilha de experiências tem permitido o aperfeiçoamento da nossa prática, uma vez que alguns destes CNO já deram os primeiros passos no terreno, nomeadamente o CNO da Coopetape.

Estes momentos de partilha de know-how entre Centros Novas Oportunidades têm constituído uma mais-valia na nossa prática diária, visto que nos fazem repensar de forma contínua o trabalho que levamos a cabo, sentindo, muita vezes, a necessidade de parar para repensar a nossa intervenção no terreno.

Juntos, será mais fácil construir um caminho mais sólido e credível!

Cristina Barroso, Profissional RVCC

Sem comentários: