Em 2006, surge uma nova experiência!
A Escola profissional CIOR alargou as suas valências de intervenção, criando um Centro Novas Oportunidades, no qual iniciei o meu percurso enquanto formadora de Matemática para a Vida em processos de RVCC, nível básico. No ano seguinte, estávamos já a arrancar com o RVCC secundário, como houve necessidade de reformular a equipa, de formadora de Matemática para a Vida passei a formadora de Sociedade Tecnologia e Ciência, STC. No início, questionei se iria ser capaz de superar este desafio, uma vez que STC é uma área muito abrangente. Inicialmente questionei-me: “Mas o que significa STC?”; “Como se aplica na prática?”. Bem… para aqueles que nunca ouviram falar, ou para aqueles que já ouviram falar várias vezes em STC, mas que não sabem muito bem o que significa, decidi escrever algumas linhas em torno desta área de Competência - Chave. Como já referi, STC é uma área de Competência - Chave de Nível Secundário, que se estrutura em torno de sete Unidades de Competência (UC) geradas a partir de sete grandes núcleos - Núcleos Geradores (NG) que projectam a Ciência e a Tecnologia na Sociedade, ou seja, enquanto elementos de uma sociedade, tanto a nível profissional como na vida pessoal e familiar, adaptamo-nos e lidamos com novos contextos e desafios, nos quais a ciência e a tecnologia são componentes essenciais.
Surgem-nos diariamente oportunidades ilimitadas, mas também de elevados riscos de exclusão, sobretudo para quem não possui competências nestes domínios, por isso, é que a área de STC é fundamental num processo onde se pretende reconhecer os saberes práticos dos seus cidadãos.
Atrevo-me a dizer que este desafio é constante, e faz-me crescer enquanto pessoa e formadora, dia após dia.
Rosário Rodrigues, Formadora de STC
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