sábado, 8 de janeiro de 2011

UMA NOVA EXPERIÊNCIA . UM NOVO DESAFIO...

Em 2001, ingressei na Escola Profissional CIOR como professora de Matemática em dois cursos profissionais. Desde essa data, até hoje, tive oportunidade de passar por diversas experiências que me enriqueceram e que contribuíram para o meu desenvolvimento enquanto profissional. Neste pequeno percurso de quase uma década, fui professora/formadora em cursos profissionais e EFA, de IEFP, acções de formação de curta duração, Orientadora Educativa e Acompanhante de alunos em estágios, entre outros.

Em 2006, surge uma nova experiência!

A Escola profissional CIOR alargou as suas valências de intervenção, criando um Centro Novas Oportunidades, no qual iniciei o meu percurso enquanto formadora de Matemática para a Vida em processos de RVCC, nível básico. No ano seguinte, estávamos já a arrancar com o RVCC secundário, como houve necessidade de reformular a equipa, de formadora de Matemática para a Vida passei a formadora de Sociedade Tecnologia e Ciência, STC. No início, questionei se iria ser capaz de superar este desafio, uma vez que STC é uma área muito abrangente. Inicialmente questionei-me: “Mas o que significa STC?”; “Como se aplica na prática?”. Bem… para aqueles que nunca ouviram falar, ou para aqueles que já ouviram falar várias vezes em STC, mas que não sabem muito bem o que significa, decidi escrever algumas linhas em torno desta área de Competência - Chave. Como já referi, STC é uma área de Competência - Chave de Nível Secundário, que se estrutura em torno de sete Unidades de Competência (UC) geradas a partir de sete grandes núcleos - Núcleos Geradores (NG) que projectam a Ciência e a Tecnologia na Sociedade, ou seja, enquanto elementos de uma sociedade, tanto a nível profissional como na vida pessoal e familiar, adaptamo-nos e lidamos com novos contextos e desafios, nos quais a ciência e a tecnologia são componentes essenciais.

Surgem-nos diariamente oportunidades ilimitadas, mas também de elevados riscos de exclusão, sobretudo para quem não possui competências nestes domínios, por isso, é que a área de STC é fundamental num processo onde se pretende reconhecer os saberes práticos dos seus cidadãos.

Atrevo-me a dizer que este desafio é constante, e faz-me crescer enquanto pessoa e formadora, dia após dia.

Rosário Rodrigues, Formadora de STC

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