sábado, 8 de janeiro de 2011

NOVAS PORTAS, NOVOS HORIZONTES, NOVAS OPORTUNIDADES!

Olá amigos! Para mim, a iniciativa Novas Oportunidades é realmente uma grande oportunidade para qualquer pessoa aprender mais e ter uma mais-valia, para além de obter um certificado de competências.

O que posso dizer sobre as Novas Oportunidades e o seu impacte na vida das pessoas?

Bem, tenho 51 anos e estou a frequentar o RVCC Secundário. Sou o mais velho do grupo, ou pelo menos daqueles que estão comigo neste percurso.

Penso que as pessoas ao longo da vida vão perdendo grandes oportunidades como, por exemplo, estudar, uns porque não tiveram condições financeiras, outros porque simplesmente optaram por não estudar mais, como foi o meu caso. Mas, meus caros, as coisas vão andando e nós vamo-nos apercebendo que é fundamental e imprescindível ter conhecimentos. Por exemplo, posso ser um óptimo condutor, mas se não tiver carta de condução, não posso conduzir nas vias públicas.

Ter conhecimentos e aprender não só nos faz sentir melhor, como também se abrem novas portas, desde melhores empregos, logo melhor remunerados, a outras coisas, como lugares de destaque na sociedade em que estamos inseridos.

Não existem motivos para que as pessoas não aprendam, porque agora com toda a informação que temos, e com as novas oportunidades, aprender nunca pode ser um problema. Não admito que me digam que já não tenho idade para isto, ou que o que tinha que aprender já aprendi, ou outras coisas do género. Isso são desculpas de uma pessoa que quer ser ignorante… porque ignorante não é o que não sabe, mas aquele que se recusa a aprender.

Ao frequentar este processo, estou a valorizar-me, elevando o meu ego, para além de ocupar o meu tempo com assuntos de interesse. Por isso, recomendo e aconselho vivamente a todos que aproveitem realmente as Novas Oportunidades, pois certificamos as nossas competências, faz-nos bem, cultiva-nos e, assim, novas portas e novos horizontes podem, de facto, ser abertos.

Joaquim Oliveira, adulto a frequentar o processo RVCC de Nível Secundário

Sem comentários: