segunda-feira, 25 de maio de 2009

DIA INTERNACIONAL DAS HISTÓRIAS DE VIDA

No dia 16 de Maio de 2009 comemorou-se o segundo Dia Internacional da História de Vida. Este dia é promovido pela Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Canadá, EUA e Portugal) e pelo Centre of Digital Storylling Network (EUA, Canadá, Dinamarca, Republica Checa, Irlanda e Portugal), tendo como objectivo fortalecer um movimento crítico pela democratização da cultura e pela transformação social.
A nível nacional esta iniciativa tem como objectivo a criação de uma rede nacional de voluntariado, sensibilizando desta forma todo o país para a importância da partilha de Histórias de Vida e o seu reconhecimento junto da sociedade.
Ao longo dos dias 15, 16 e 17 de Maio multiplicaram-se, em todo o país, eventos organizados por entidades públicas, privadas, colectivas e individuais, procurando fomentar a integração social e pessoal, promovendo assim a identidade e memória colectivas.
O Centro Novas Oportunidade - Escola Profissional CIOR - participou na iniciativa “Um centro, uma história, um registo”, gravando, em vídeo, o depoimento de um adulto certificado com o nível B3 (equivalente ao 9º ano), estando este disponível no sítio da Escola Profissional CIOR e em www.memoriamedia.net.
O adulto Fernando Pinheiro tem um percurso de vida muito rico e recheado de experiências que lhe permitiram adquirir e desenvolver muitas competências, tendo episódios na sua história de vida que a tornam única e de interesse para partilhar.
Fernando Pinheiro optou por um episódio da sua história de vida que marcou significativamente o seu percurso escolar e consequentemente toda a sua vida.
De todas as Histórias de Vida apresentadas serão seleccionadas três para participaram num programa da Antena 1, no âmbito desta iniciativa.

Ana Catarina Silva
Profissional RVCC

Sem comentários: