Desde a sua inauguração, contámos com 250 adultos inscritos, dos quais 146 adultos já concluíram o balanço de competências prevendo-se, muito em breve, a formalização das primeiras certificações escolares.
Para aqueles que ainda não conhecem a dinâmica inerente ao Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências passamos, então, a explicar um pouco como se processa a certificação de competências. Antes de mais importa referir que este processo poderá assumir diferentes modalidades, todavia, as mais comuns são: processo autónomo ou em grupo, sendo este último a mais frequente. Esta última modalidade inicia-se a partir do momento em que o adulto se dirige ao Centro e obtém as primeiras informações sobre o Processo de RVCC. O adulto é recebido por um técnico, que por um lado, lhe explica as fases do processo, e por outro lado, efectua a marcação da ficha de inscrição e respectiva entrevista de diagnóstico. Após a realização da ficha de inscrição e possuindo o adulto o perfil para iniciar este processo, damos início ao balanço de competências. É nesta fase, e com o apoio do profissional de RVCC e dos formadores das quatro áreas de Competências - Chave (Matemática para a Vida, Linguagem e Comunicação, Cidadania e Empregabilidade e Tecnologias da Informação e Comunicação), que se procede à identificação e reconhecimento das competências que o adulto adquiriu ao longo da sua vida levando-o à construção do seu Dossier Pessoal.
Concluído e analisado o Dossier Pessoal por referência às quatro áreas de Competências-Chave poderá ocorrer diferentes situações: a) a ausência de determinadas competências, em uma ou mais áreas, implicará a necessidade de Formação Complementar ministrada pelos formadores no Centro; b) a existência de acentuadas necessidades formativas implicará que os adultos sejam encaminhados pelos profissionais para outras ofertas de Educação e Formação de Adultos externas ao Centro mas (OEFA) que se coadunem ao tipo de necessidades formativas diagnosticadas e por último, caso não se verifique a necessidade de Formação Complementar nas áreas de Competências-Chave, o adulto procede à formalização das suas competências numa sessão de júri efectuando-se o registo das mesmas na Carteira Pessoal de Competências-Chave e à emissão de um do certificado equivalente a um determinado nível escolar.
Concluído todo processo de RVCC o Centro oferece aos adultos o serviço de Provedoria o qual permite o encaminhamento ou acesso dos adultos a outros sistemas de educação e formação de adultos que se ajustem às suas necessidades e perfil, facilitando, assim, a sua mobilidade Sócio-Profissional.
Em traços muito gerais apresentámos aqui um esboço do PRVCC permitindo a cada um de vocês conhecer melhor o trabalho que se desenvolve no Centro Novas Oportunidades da nossa Escola. Aproveitamos este espaço para, informalmente, convidar todos os interessados a conhecer de mais perto o nosso trabalho e, muito em breve, a assistirem à certificação dos primeiros adultos com o 9º ano de escolaridade.
Sem comentários:
Enviar um comentário