terça-feira, 1 de abril de 2008

MINISTRA DA EDUCAÇÃO E PRESIDENTE DA CÂMARA APLAUDEM ADULTOS CERTIFICADOS

Emoção, entusiasmo, orgulho e satisfação são alguns dos adjectivos que nos permitem caracterizar o estado de espírito de 282 adultos, certificados pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional Cior, e que no dia 24 de Dezembro, pelas 15:30 horas, receberam no grande auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, os seus diplomas de equivalência aos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.
Esta cerimónia contou com a presença de Sua Excelência a Sra. Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, do Delegado Regional de Educação do Norte, Avelino Leite, da Directora Regional da Educação do Norte, Margarida Moreira, da Adjunta do Governador Civil, Ana Paula Costa, do Presidente da Escola Secundária D. Sancho I, Benjamin Araújo e do Director da Escola Profissional Cior, Amadeu Dinis.
O Director da Escola Profissional Cior, Amadeu Dinis, deu início às intervenções começando por saudar e agradecer a todos presentes. Em seguida, procedeu a um balanço da actividade do centro ao longo do último ano. Salientou a este respeito, o empenho, o profissionalismo e a disponibilidade sempre demonstrada pela equipa pedagógica deste centro. Reforçou que um dos grandes princípios subjacentes à filosofia deste Centro, centra-se na prestação de “um serviço de proximidade” e de “descentralização de serviços, o qual só foi possível mediante a concretização de parcerias com juntas de freguesias e instituições públicas e privadas do Município de Famalicão. Frisou, ainda, que urge alargar o espaço físico do Centro com vista a responder aos novos desafios que se avizinham, entre os quais destacou o início do processo de RVCC Nível Secundário e os processos de dupla certificação.
O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão iniciou a sua intervenção começando por destacar a importância que os Centros Novas Oportunidades assumem na (re)qualificação da mão-de-obra do concelho de Vila Nova de Famalicão. Acrescentou, ainda, que apesar do crescimento económico verificado nos últimos 20 anos, Portugal não conseguiu vencer a batalha da Educação, pelo que reconhece que o Programa Novas Oportunidades constitui uma oportunidade para os jovens e adultos poderem melhorar as suas qualificações. Seguidamente, a Sra. Ministra da Educação interveio, começando por agradecer o convite que lhe foi formulado e mostrou a sua satisfação em estar presente na cerimónia de entrega de diplomas. Apelou, em vários momentos, a todos os adultos presentes que a oportunidade que tiveram deverá constituir-se como um exemplo para “orientarem de forma diferente o futuro dos jovens que têm à sua responsabilidade”. A Sra. Ministra da Educação teceu palavras de elogio ao esforço de todos os adultos que resolveram investir na sua qualificação, reconhecendo que o certificado que obtiveram é ”duplamente penoso” e “bem mais difícil de obter” face à vida família e profissional que os mesmo vivenciaram.
Após estas intervenções, contámos com o testemunho de dois adultos que foram certificados pelo Centro Novas Oportunidades, Sr. Fernando Carvalho e Maria de Lurdes Leite, os quais obtiveram um certificação equivalente ao 9ºano de escolaridade. Ambos os adultos abandonaram a escola, devido às dificuldades económicas da sua família, tendo que ingressar muito cedo no mundo do trabalho. Testemunharam junto dos presentes vontade de continuar a investir na sua formação e, afirmaram, que a obtenção do 9º ano não se assumia como um meta mas como um meio para ir mais além.
A cerimónia prosseguiu com a obra musical Going Home. New World Sinphony Second Movement. de Antonin Dvorák, interpretada ao piano por Paula Guedes, adulta que também recebeu o diploma de equivalência ao 9º ano de escolaridade.
O ponto alto da cerimónia foi a entrega dos Diplomas. Coube à Excelentíssima Sra. Ministra da Educação a honra de entregar os dez primeiros certificados aos primeiros adultos que concluíram o processo de RVCC. A cerimónia prosseguiu com a entrega dos restantes diplomas pela mesa de honra.


Sem comentários: