terça-feira, 1 de abril de 2008

UM ANO DEPOIS

Abertos à comunidade desde o dia 1 de Setembro de 2006, o Centro Novas Oportunidades da Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, C.R.L tem procurado reconhecer, validar e certificar as competências que os adultos adquiriram ao longo da sua vida, nos mais diversos contextos, conferindo-lhes um certificado equivalente ao 3º, 2º e 1º Ciclos do Ensino Básico.

O início da actividade do Centro exigiu de toda a equipa pedagógica um enorme empenho e envolvimento, com vista à concretização de todas as acções conducentes à instalação, organização e funcionamento do mesmo. Só assim, foi possível em tão pouco espaço de tempo dar resposta às solicitações dos adultos que o integram Concelho de Vila Nova de Famalicão em termos de reconhecimento, validação e certificação de competências.

Fazendo, agora, um balanço da actividade do Centro, ao longo destes últimos meses, podemos concluir que foi bastante positivo. Aliás e, tendo por referência as metas atingidas, tal como se pode visualizar no gráfico que se segue, o Centro Novas Oportunidades conseguiu atingir os objectivos a que inicialmente se propôs.

Assim sendo, o Centro registou, até 31 de Dezembro de 2006, 278 adultos inscritos tendo ultrapassado as metas físicas estipuladas no Plano Estratégico de Intervenção que rondavam os 250 adultos. Estamos a falar de adultos de ambos os sexos, que na sua maioria se encontram empregados por conta de outrem, que se situam na faixa dos 25-34 anos e que possuem maioritariamente o 2º Ciclo do Ensino Básico Completo. Destes 278 adultos, entraram em Balanço de Competências 146, tendo sido certificados, até Dezembro de 2006, 32 adultos.

Paralelamente a todo o trabalho conducente à concretização das metas, levou-se a efeito acções de informação e divulgação junto de vários públicos, nomeadamente na Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, Escolas, UNIVAS, Empresas, Associações Empresariais, Culturais, Sociais e Desportivas, Associações Sindicais e Paróquias. Em consequência desta acção, formalizou-se uma rede de parcerias onde foram definidos quatro pólos estratégicos de intervenção nas freguesias de Arnoso Santa Eulália, Ribeirão, Fundação Castro Alves, Bairro e no Centro Social da Paróquia de Joane com objectivo de promover um serviço de proximidade junto da população de Vila Nova de Famalicão.

Em síntese, temos consciência que os alicerces estão construídos, mas que existe um conjunto de arestas por limar por forma a consolidar todo o trabalho desenvolvido. Perspectiva-se que o ano 2007 seja um ano de mobilização de energias que vão de encontro às expectativas de todos aqueles que chegam até nós.

Sem comentários: